sexta-feira, 11 de março de 2011

GR POA ADIADO

Pessoal

A edição porto alegrense do Festival Grito Rock América do Sul 2011
será adiada em função da previsão de chuva que está em todos os canais!!!

Em breve mas notícias

Amanhã tem Grito Rock Porto Alegre




Pessoal

Está chegando o dia!!!! Amanhã tem 4º Grito Rock Porto Alegre na Usina do Gasômetro a partir das 14 horas!!!

O maior festival integrado do planeta traz à Capital bandas de diversas cidades do Sul do país para uma única apresentação, que ocorrerá na Usina do Gasômetro.
O Grito Rock é uma realização de agentes da Associação Sonar Cultural. Funciona como o vetor principal de todo o potencial do Circuito Fora do Eixo, rede brasileira que une agentes da cadeia produtiva de música e cultura urbana em todas as regiões do País.
Ao todo são 8 bandas a subir no palco externo da Usina. Além das apresentações musicais, estará disponível uma banca para comercialização dos produtos das bandas.

Na Capital gaúcha, após duas edições realizadas em espaços internos, em 2010 o rock ganhou a rua e o Grito Rock foi realizado num dos pontos mais conhecidos da cidade, o Brique da Redenção. Ocorreu durante o carnaval, possibilitando um atrativo diferenciado para quem não aprecia a festa do Rei Momo. Este ano a ideia permanece, valendo-se do espaço ao ar livre para aproximar público e artista.

Bandas:

Alcaphones - Porto Alegre
Big Zen Voodoo - Porto Alegre
Calibre - Porto Alegre
Devisionsex - Novo Hamburgo

Feizer - Porto Alegre
Locodillos - Londrina
Tênis Sujo e um Scarpin - Londrina
Velho Junk - Florianópolis


Histórico

Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão.

A primeira edição foi pequena. Em um dia de shows, seis bandas locais evidenciaram a proposta de fomento ao som autoral em contraponto ao predominante contexto do “cover” à época. Desde então, o festival cresceu. Em 2004 ocorreu um intercâmbio em nível regional. Bandas de Campo Grande foram escaladas para o set list do festival.

Em 2005, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações. Na programação, seis bandas por dia, somando ao todo 24, sendo três de Mato Grosso do Sul e duas de municípios mato-grossenses como, entre eles Sorriso e Sinop.

Em 2006 veio a consolidação. O surgimento da Associação Brasileira de Festivais (ABRAFIN) e, em especial, do Circuito Fora do Eixo, promoveu um boom no que tange a articulação de produtores, refletindo-se na programação apresentada. Foram escaladas bandas do norte, nordeste, sudeste, além de várias outras do centro-oeste do país. Ao todo, dez estados representados por vinte e oito bandas. Além da programação, um marco histórico para o circuito aconteceu nesse momento, quando a primeira reunião de produtores Fora do Eixo pontuaria as três premissas básicas de trabalho do CFE: a circulação de bandas, produtores e jornalistas, a distribuição de produtos culturais e o estímulo à produção de conteúdo através da comunicação.

Em 2007 e 2008 o projeto ganha nova faceta, e é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião, mais cidades entram na rede de ações e o projeto passa a ser realizado em dezenas de cidades no período do carnaval. No primeiro ano foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009 o Grito Rock cresceu ainda mais, atingindo a marca de mais de 80 cidades integradas a rede.


Serviço

Grito Rock Porto Alegre 2011

Quando: 12 de março

Local: Palco Externo da Usina do Gasômetro

Horário: 14 horas

Entrada Franca